Má Higiene Bucal Oferece Riscos ao Coração

Má higiene bucal pode afetar o coração

A higiene bucal está intimamente ligada ao bom funcionamento do nosso organismo como um todo. Ela influencia todo o nosso sistema imunológico e os descuidos com esse hábito podem atingir até mesmo o nosso órgão vital, o coração!

Nosso coração é composto por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Sendo que os átrios são responsáveis por enviar o sangue que chega dos pulmões e restante do corpo para os ventrículos que, por sua vez, fazem a redistribuição desse sangue para os pulmões e restante do corpo. Ou seja, a dinâmica entre átrios e ventrículos é responsável pela atividade cardíaca.

O fluxo do sangue que é bombeado em nosso peito ocorre somente em uma direção, pois existem válvulas em nosso coração que impedem que o sangue volte dos ventrículos para os átrios. E são justamente essas válvulas que podem ser atingidas pela Endocardite Infecciosa, uma infecção causada pela higiene bucal precária.

Essa doença é extremamente preocupante e ocorre quando as bactérias ou outros micro-organismos presentes na boca entram no fluxo sanguíneo e se alojam nas válvulas cardíacas. Nesses locais, elas se proliferam com rapidez, originando uma infecção no coração.

Em pessoas que já possuem algum problema cardiovascular, os riscos de que a Endocardite Infecciosa se desenvolva são maiores. No entanto, essa não é a única ameaça à saúde provocada pela higiene bucal precária. A ocorrência de Febre Reumática também é facilitada pela presença de cáries nos dentes e pela doença periodontal.

A forma mais eficaz de se prevenir contra essas infecções é ter os cuidados adequados para com a sua boca. Escovar os dentes após cada refeição, utilizar fio-dental pelo menos uma vez ao dia e, quando orientado, fazer uso de enxaguante bucal são práticas que te ajudarão a manter sua boca e seu coração sempre saudáveis.

 

Leia também:
Como Você Escova os Seus Dentes?
Gengivite – Tudo Que Você Precisa Saber
O Mau Hálito É Um Sintoma

 

Além disso, se você possui alguma predisposição a apresentar problemas cardíacos, converse com o seu dentista. Caso o seu coração não apresente nenhum tipo de problema, você também deve cuidar da saúde da sua boca para evitar que eles surjam!

 

Má higiene bucal afeta o coração

Para pessoas que utilizam próteses dentárias, tais como dentaduras, a atenção também deve ser maior. As próteses devem ser limpas após todas as refeições e a avaliação das gengivas e mucosas deve ser realizada com frequência pelo dentista. A má higiene das próteses pode gerar o surgimento de focos infecciosos que podem levar ao desenvolvimento da Endocardite.

Consultar um médico dentista pode evitar tais problemas ou mesmo ajudar na detecção deles ainda em seu princípio. Levar a higiene bucal a sério é o primeiro passo para garantir uma vida saudável e longeva. Não deixe o seu bem-estar para depois, agende uma consulta conosco ainda hoje. Edereço: Rua Monsenhor Rosa, 1425, Centro – Franca/SP. Para mais informações, ligue: (16) 3409-4996 ou acesse o nosso site: maxsorriso.com.br

Share:

Deixe uma resposta